Notícias

Fique por dentro da ABIH

Pleitos do trade turístico são apresentados aos vereadores da capital

Encontro discutiu principais temas de interesse do trade: promoção do destino, malha aérea, saneamento básico e aluguel por temporada.
Pleitos do trade turístico são apresentados aos vereadores da capital

O turismo é o segundo maior setor gerador de emprego e renda em Alagoas. Por isso, o fortalecimento da atividade é de extrema importância para a cadeia produtiva do estado. Pensando nisso, o trade turístico tem promovido encontros com parlamentares para discutir importantes pautas necessárias para o crescimento do setor. Nesta quarta-feira (29) foi a vez dos vereadores de Maceió participarem deste momento, que teve como principais temas: promoção do destino, malha aérea, saneamento básico e aluguel por temporada.

“Os parlamentares são grandes parceiros do turismo, e no caso dos vereadores estamos falando diretamente da nossa capital Maceió, por isso a presença deles nesse momento é fundamental para que, juntos, possamos avançar em pleitos antigos e necessários para a melhoria da nossa cidade, oferecendo o que temos de melhor ao turista, e gerando emprego e renda para a população”, destacou Milton Vasconcelos, presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL).

Durante a apresentação feita pelo presidente da ABIH-AL, foi evidenciado o investimento feito no destino Maceió, que é 30 vezes menor do que é investido na cidade de Fortaleza, embora seja reconhecido por todos os esforços feitos pelo executivo. Ainda foi debatido a regularização dos aluguéis por temporada. “Se faz mais do que necessário a regulamentação desse tipo de aluguel, que acaba não gerando impostos nem desenvolvimento algum para o lugar. Não somos contra o AirBnb, apenas queremos que eles, sendo aparelho de hospedagem, passe pela mesma regulamentação dos hotéis e passem a contribuir para nossa cidade, nosso turismo, já que se beneficia dele”, apontou.

Participaram do encontro o presidente da Câmara de Maceió, Kelmann Vieira, os vereadores Cleber Costa, Chico Filho, Galba Novaes Neto, Francisco Sales, Ib Brêda, Samyr Malta, Lobão, Beto da Farmácia, Mauro Guedes, Siderlane Mendonça e as vereadoras Ana Hora e Silvania Barbosa.  “A Câmara está aberta ao diálogo e sempre a postos para debater melhorias em nossa capital. É nosso papel zelar pelo desenvolvimento de Maceió, ainda mais junto a um setor tão importante e que gera tantos empregos”, ressaltou Kelmann Vieira.

Além da ABIH-AL, outras entidades ligadas ao turismo promoveram o evento e apresentaram dados importantes aos vereadores, como o presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Alagoas (SINDHAL), André Santos, Danielle Novis, do Maceió Convention Bureau, Thiago Falcão, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Carlos Palmeira, do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de Alagoas (Sindetur), Afrânio Lages, da Associação Brasileira das Agências de Viagens de Alagoas (ABAV) e Flávio Gomes de Barros, da Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo de Alagoas (Abrajet).

Estiveram presentes também Paulo Kugelmas  da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Graziella Fritscher, da Secretaria Municipal de Turismo, e Ronaldo Moraes, Diretor Técnico do Sebrae Alagoas, além de associados e empresários.

Compartilhe
Publicado por

Email: assessoria@abihal.com.br