Notícias

Fique por dentro da ABIH

Hotéis de Alagoas abrem oportunidade para jovem aprendiz

Hotéis de Alagoas abrem oportunidade para jovem aprendiz

Mais do que uma oportunidade de emprego, os jovens alagoanos estão tendo a chance de abraçar uma profissão. Nesta semana acontece a primeira turma de Turismo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com a Associação Brasileira de Industrias de Hotéis de Alagoas (ABIH AL). No total, 26 jovens de 14 a 24 anos, estão tendo capacitação na área, entre teoria e prática.

O CIEE é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que trabalha há 52 anos com propósito de inserir jovens no mercado de trabalho. Com o advento da Lei de Aprendizagem, a organização passou atuar junto ao Ministério do Trabalho, sob o regimento da nova legislação segundo a qual as médias e grandes empresas, que tenham mais de sete funcionários, têm a obrigação de contratar os jovens aprendizes.

Na turma do curso de Turismo eles terão, uma vez por semana, aula teórica e nos outros quatro dias irão acompanhar os trabalhos e aprender nos hotéis que firmaram a parceria. “Por mais que seja uma obrigação, imposta por lei, os hotéis têm uma série de vantagens quanto à tributação, e isso vai ajudar o futuro desses jovens, para que eles tenham oportunidade de conhecer o mercado de trabalho, entender como funciona e venha a ser um profissional de qualidade”, afirma Fabiana Fernandes, Supervisora de Unidade do CIEE, em Alagoas.

Segundo Maurinho Vasconcelos, presidente da ABIH Alagoas, esta é uma importante iniciativa que deve ser adotada pelos hoteleiros, já que visa a melhoria da mão-de-obra futura, além de dar oportunidade ao jovem. “O empresário que abre esse espaço para os jovens tem a chance de formar futuros colaboradores”, disse.

Segundo Kelly Oliveira, gestora de Recursos Humanos do Hotel Jatiúca, os jovens já iniciaram as atividades e as vantagens são inúmeras. “Essa é uma excelente oportunidade de qualificar e, ao mesmo tempo, inseri-los no mercado. Temos alguns exemplos de colaboradores que se destacaram como jovem aprendiz de turmas passadas e, hoje, estão trabalhando em nossa recepção, setor de suprimentos, restaurante e administrativo”, destacou.

Nos hotéis, o jovem aprendiz tem a oportunidade de passar por diversas áreas de atuação, como recepção, mensageiro, governança, restaurante, eventos, administrativo e suprimentos. “Assim eles saberão qual setor se identifica mais”, observa Kelly.

Os hotéis que se interessarem em ingressar no Programa Jovem Aprendiz podem procurar a ABIH AL para mais informações, através do telefone 2121 6600.

Compartilhe

Confira as Fotos

Publicado por

Email: assessoria@abihal.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação