Notícias

Fique por dentro da ABIH

ABIH-AL discute melhorias para o plano diretor da cidade

O presidente, Milton Vasconcelos, esteve com a secretária de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Rosa Tenório, e apresentou pleito da hotelaria em relação aos projetos.
ABIH-AL discute melhorias para o plano diretor da cidade

ABIH-AL discute melhorias para o plano diretor da cidade

O diálogo entre setor público e trade turístico é fundamental para criar políticas que fortaleçam o turismo no estado, em especial, na capital. Pensando nisso, o presidente da ABIH-AL, Milton Vasconcelos, esteve com a secretária de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Rosa Tenório, a fim de discutir melhorias no Plano Diretor de Maceió. Entre as demandas, estava a solicitação para que o benefício de potencial construtivo para empreendimentos que se passam por meios de hospedagens sejam retirados.

“Explicamos que, na conjuntura atual, sem o devido regulamento do segmento de aluguel por temporada, a concepção de benefícios para os lançamentos do tipo “matrículas independentes” não deve ser maior do que qualquer outro tipo de edifício, uma vez que  poderá trazer consequencias drásticas para o destino Maceió”, relata.

O presidente da Associação destacou ainda que os aluguéis por temporada é um tipo de negócio que não contribui para o cofres do estado nem diretamente do município, como é o caso da hotelaria. “A regulamentação desses tipos de imóveis para aluguel é muito importante para todo o ecossistema. A hotelaria, ao pagar impostos, contribui para a melhoria da cidade e um lugar bem estruturado atrai ainda mais turistas. É uma dinâmica necessária para a economia e a geração de empregos”, afirma Milton Vasconcelos.

Ele diz ainda que, uma vez que ocorra a regulamentação dos aluguéis por temporada, existe uma grande possibilidade de acontecer uma superoferta dos flats existentes, uma vez que, com a equiparidade de impostos, os clientes irão preferir os hotéis, pela segurança que oferece e os serviços agregados. “A regulamentação já ocorre em todo o mundo e o Brasil caminha a passos lentos. O plano diretor da cidade tem um papel importante nesta dinâmica, e foi muito importante abrir este diálogo com a secretária Rosa Tenório”, avaliou o presidente.

A secretária Rosa Tenório concordou com alguns argumentos apresentados, e se comprometeu em analisar o pleito.

Compartilhe
Publicado por

Email: assessoria@abihal.com.br